TRATAMENTOS
CIRÚRGICOS
TRATAMENTOS
Eletrocauterização Consiste na aplicação do bisturi elétrico sobre a lesão a ser tratada, visando a destruição do tecido. As Indicações incluem ceratose seborreicas, verrugas, granuloma piogênico, lesões queratóticas benignas.
Cauterização química Aplicação de ácido tricloroacético sobre lesões, como verrugas, lesões queratóticas benignas ou pré-malignas, promovendo destruição do tecido localmente.
Curetagem Método que utiliza um instrumento cortante para raspar a pele e remover lesões superficiais. Pode ser associado a cauterizações químicas ou eletrocauterizações.
Biópsia cutânea
Procedimento no qual se colhe uma pequena amostra de pele ou mucosa, para posterior estudo anatomopatológico. É um passo importante na investigação da doença em foco e pode ser feita a retirada de toda a lesão (biópsia excisional) ou apenas parte (biópsia incisional).
Existem diversas técnicas: curetagem, shaving, punch, bisturi ou tesoura.
Excisão cirúrgica Corresponde à retirada da pele que contém a lesão, tentando englobá-la em sua totalidade. Usada para lesões benignas ou malignas. A margem de segurança varia conforme o tipo de câncer suspeitado. É o tratamento de escolha para o melanoma.